O golpe SIM Swap consite na troca do número telefônico de um chip SIM para outro. Isso acontece devido às falhas de seguranças das companhias de telefonia, que permitem a troca para um SIM novo a partir de informações pessoais da vítima. Desta forma, os golpistas conseguem burlar as verificações, se passando pela vítima, e conseguem a posse da linha.
Normalmente esse golpe vem alinhado ao phishing, para conseguir os dados da vítima, e a partir daí começam o procedimento de troca do SIM.
O golpe é efetivamente aplicado quando os criminosos passam a ter acesso às ligações, mensagens e aplicativos de redes sociais da vítima, que fica incomunicável. Ainda, através do número de telefone da vítima é possível acessar serviços bancários, como home banking.
A forma de se prevenir do golpe é não utilizar a autenticação de dois fatores por código SMS. Nesse caso, se os golpistas praticarem SIM Swap, será mais fácil acessar suas contas.
A medida a ser tomada caso você seja vítima desse golpe é contatar a operadora de telefonia para reaver a linha e formalizar um Boletim de Ocorrência, para deixar registrado o acontecido caso os golpistas tenham efetivamente cometido ilícitos em seu nome.